27 de março de 2007

Ubuntu 7.04 Beta review

Na minha máquina tenho dois sistemas linux instalados: o Frugalware (default) e o Ubuntu 7.04 Beta, que tenho testado. No futuro pretendo testar o FreeBSD.

A respeito do Ubuntu, como muitos têm lido, ele vai passar a ter Compiz instalado, instalação de codecs por demanda, e um melhor suporte aos drivers proprietários da ATI e da nVidia, fora outros detalhes menos aparentes ao usuário.

O sistema inicia sem Compiz ou Beryl, mas tem uma opção para habilitar o Compiz (Beryl só instalando via aptitude ou apt-get) semelhante a encontrada em outras distros como a Fedora. Ao habilitar o Compiz, ele sugere a instalação dos drivers da placa de vídeo (ATI ou nVidia). Os efeitos do Compiz são legais, mas não se equiparam aos do Beryl. Contudo, o Compiz é bem mais leve.

A instalação de codecs por demanda é muito interessante, e facilitam a vida do usuário, mas eu só vi funcionar com vídeo, com outros formatos a coisa não funcionou da mesma forma. Eu ainda encontrei alguns problemas com os codecs. Basicamente, eu continuo precisando do MPlayer para assistir a vídeos nos padrões mais novos do formato WMV.

O sistema como um todo está funcionando melhor. Corrigiram diversos bugs, incluindo o do framebuffer, que não funcionava bem, mas a interface do terminal (fora do X11) continua estranha. A Canonical ainda tem um bom caminho para trilhar, mas o tem feito de maneira admirável.

Em suma, ainda não é a distro perfeita, e nunca vai ser, uma vez que somos criaturas imperfeitas, e nada perfeito pode advir de nossos trabalhos, mas é a distribuição perfeita para usuários iniciantes, inexperientes, ou que não querem ter dor-de-cabeça ou mesmo perder tempo com configurações. Tudo funciona out-of-the-box. É instalar e usar. Para os demais, só vocês são capazes de dizer o que é melhor para vocês.

Nenhum comentário: