28 de dezembro de 2005

Ubuntu, Java, NetBeans e Eclipse

Um amigo meu me perguntou outro dia como instalar o NetBeans 5.0 no Ubuntu, eu ja tinha feito isso, mas não lembrava o que tinha feito, faltava alguma lib ou dependencia que acabei resolvendo, mas para variar não anotei. E como vira e mexe eu tenho que fazer isso novamente (instalar java, linux, netbeans, eclipse, etc...) resolvi criar um "manualzinho" pra ajudar todo mundo :)

1) Pra começar precisamos do Ubuntu, pra quem não sabe esta é uma distribuição Linux que tem feito muito sucesso ultimamente, eu comecei a usar ela no inicio do ano, e gostei muito. Ela é gratuita, incluindo o envio dos CDs!!! Então para termos o nosso ubuntu temos 2 opções:
Fazer o download em http://www.ubuntulinux.org/download ou fazer o pedido dos cds em https://shipit.ubuntu.com/, na ultima vez eu pedi 80 cds, a maioria ja foi distribuida (em palestras e cursos). Demora um pouco pra chegar, eu não tive paciencia e fiz o download, mas a intenção do pedido era distribuir mesmo :P
Assim que estiver de posse da sua versão, basta instalá-la (não é dificil, só preste anteção na hora de criar partições, etc...)

Depois de instalado, faça a atualização, demora um pouco mas vai resolver vários problemas.

2) Agora que ja temos nosso Linux devemos fazer o download do JDK. Vá para o link http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp e baixe o JDK 5.0 update 6 (esta era a última versão quando estava escrevendo este post), apesar de no topo eu falar que vamos instalar o NetBeans, não vamos pegar a versão que esta disponível nesta pagina, pois ela é a versão 4.1 e vamos instalar a 5.0.
Quando for redirecionado para a página de download propriamente dita, você deve aceitar os termos da Licença e escolher o arquivo jdk-1_5_0_06-linux-i586.bin (arquivo RPM é apena para distribuições baseadas no RedHat, como o Fedora, etc...).
Caso apenas você seja o único usuário da máquina, você pode até instalar no seu diretório home, mas não aconselho a você fazer isso. Vamos então instalar o java no diretorio /opt, para isso devemos estar como usuário root, no ubuntu você pode abrir o console e digitar este comando :

sudo su

Será solicitado uma senha, basta que você entre com a senha de seu usuário. Caso você esteja usando outra distribuição, ou você tenha configurado de alguma maneira diferente seu ubuntu você poderá usar apenas o comando su, mas será necessário o conhecimento da senha do root. Agora devemos mover o arquivo java para o diretório opt, e dar a ele "direitos de execução":

mv jdk-1_5_0_06-linux-i586.bin /opt
cd /opt
chmod +x jdk-1_5_0_06-linux-i586.bin

(uma pequena dica, pra não ter que ficar digitando o nome do arquivo o tempo todo, basta começar a digitar jdk e ir pressionando tab que o linux completa o resto, se você tiver mais de um arquivo que inicie com jdk basta ir pressionando tab várias vezes até chegar no arquivo certo)

Depois é só executar o arquivo, será exibido os termos de licença e depois será solicitada a confirmação y/n:

./jdk-1_5_0_06-linux-i586.bin

(o ./ é usado para executar programas que estão no mesmo diretorio que vc se encontra)

Será criado o diretório jdk1.5.0_06.

Agora já temos o linux instalado no nosso sistema, mas ele ainda não está configurado, devemos agora incluir ele no path, e setar outras variáveis no ambiente. Ainda como usuário root, iremos editar o arquivo bash.bashrc que fica no diretório /etc:

gedit /etc/bash.bashrc

Devemos incluir as seguintes linhas ao final do arquivo:

JAVA_HOME=/opt/jdk1.5.0_06
CLASSPATH=.:$JAVA_HOME/lib/tools.jar
PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
export JAVA_HOME CLASSPATH PATH

Depois de salvar o arquivo basta fechar o gedit, fechar o console. Agora abra novamente um novo console para verificar se as alterações que fizemos nas variáveis de ambiente estão ok, para isto digite no prompt:

java -version

E você deverá ver a versão do java que acabamos de instalar, se ocorrer algum problema revise todos os passos.

3) Agora que ja temos o java instalado podemos usar qualquer aplicativo no console, criar pequenos aplicativos usando o gedit (ou qualquer outro editor de texto que vc queira, por exemplo o vi, kedit se vc esta usando o kubuntu, etc...) e compilar com javac. Mas isto eu só aconselho para quem esta começando com o java, pois a melhor maneira de aprender e quebrando bastante a cabeça na linha de comando, mas pra quem ja esta trabalhando e quer apenas desenvolver no linux, o ideal e ter uma boa IDE instalada. As duas melhores IDEs free/open source do momento são o Eclipse e o NetBeans, cada uma tem suas vantagens e desvantagens e a escolha vai do gosto de
cada um (mais tarde eu pretendo fazer um comparativo entre elas, mas fica pra depois :P).

3.1) Vamos começar com o NetBeans:
Primeiro vamos fazer o download, em http://www.netbeans.info/downloads/download.php?type=5.0b2 selecione o sistema Linux e deixe o idioma em English (se no seu aparecer outra opção, me avise :P), entre com seu email, caso queira assinar alguma das listas de noticias do NetBeans deixe a checkbox correspondente selecionada.
Vamos baixar o primeiro arquivo: netbeans-5_0-beta2-bin-linux.bin
O processo de instalação é semelhante ao do java, primeiro vamos para o console e mudamos para o usuário root:

sudo su

(se você tiver executado a instalação do java a pouco tempo, talvez o ubuntu não solicite a sua senha)

Caso não tenha feito o update do ubuntu, faça agora ou pelo menos faça esta atualização (como root mesmo, no console):

apt-get install bc

Confirme todas as dependencias, exceto se ele disser que vai remover alguma coisa, neste caso vc ta fú :(
(se você tiver uma outra distribuição, verifique como deve ser feita esta atualização)

Vamos instalar no mesmo diretório que instalamos o java, no /opt

mv netbeans-5_0-beta2-bin-linux.bin /opt
chmod +x netbeans-5_0-beta2-bin-linux.bin
./netbeans-5_0-beta2-bin-linux.bin

O NetBeans tem um instalador gráfico do tipo next, next, next, finish. E você pode ir fazendo exatamente isso :P, sem stress. Você verá que ele irá encontrar a versão do ajva que instalamos anteriormente. No final da instalação ele irá indicar quais comandos você deve usar para executar o netbeans e para desinstalá-lo.
Se tudo foi feito corretamente (e se você estiver usando o gnome, no kde eu não testei) você terá já um item no menu do gnu para o NetBeans em Aplicações/Programação.

3.2) Agora vamos instalar o Eclipse. No caso do Eclipse eu vou fazer um pouco diferente, vou dar dois opções de sabores :P. Podemos instalar o Eclipse 3.1.1 puro, ou o Eclipse + WebTools (pra quem não sabe o WebTools é um plug-in que permite ao eclipse desenvolver aplicativos J2EE). Pra fazer o download:

Eclipse puro: http://www.eclipse.org/downloads provavelmente irá aparecer já de cara a última versão para o seu sistema operacional (se você fizer o download de uma estação com windows instalado, você tera que selecionar o link Other Downloads

Eclipse + WebTools: http://download.eclipse.org/webtools/downloads o Build mais recente é o 1.0 de 21/12/2005 mas ainda não é a versão final. Você pode baixar o webtools separado do eclipse, caso queira instalar o eclipse puro e depois instalar o webtoos, mas para isso você deve instalar mais uma série de plug-ins (GEM, JEM, etc...), sem contar que deve ser de uma versão específica. Caso você queira trabalhar com desenvolvimento web baixe este pacote contendo os 2 juntos.

Na verdade, durante a instalação, não há diferença nenhuma entre uma ou outra opção pois ambas são arquivos compactados, o que vai mudar é unicamente o nome do arquivo, portanto vou considerar que fizemos apenas o download do eclipse.

Vamos mover o arquivo que baixamos para o diretorio /opt e descompactá-lo (lembre-se que devemos estar como usuário root).

sudo su

mv eclipse-SDK-3.1.1-linux-gtk.tar.gz /opt
cd /opt
tar -xf eclipse-SDK-3.1.1-linux-gtk.tar.gz

Depois que isto foi feito o eclipse já está instalado, basta sair do usuário root (pode-se usar o comando exit, ou simplesmente fechar o console e abri um novo) e usar o comando

/opt/eclipse/eclipse

Será solicitado a criação de um workspace no diretório home do usuário, e pronto temos o eclipse rodando.

Caso você queira criar um lançador no desktop basta usar este mesmo comando como comando para o lançador, ou se quiser incluir no menu, a última versão do ubunto que vem como gnome 2.12 vem com um editor de menus (no menu Aplicações/Ferramentas do Sistema). Para icone do lançador o eclipse vem com um arquivo chamado icon.xpm que fica no diretório raiz do eclipse.

Bom galera, com isso já dá pra começar a trabalhar com java no linux tranquilamente, mas como eu ja expliquei como instalar o java, netbeans e eclipse acho que da pra aproveitar e dar mais um help rapidinho. Como ja estamos com o java instalado podemos aproveitar e instalar o plugin do java no FireFox, é rápido e rasteiro. Mais uma vez vamos para o console e vamos para o usuário root:

sudo su

Vamos agora para o diretório onde o FireFox armazena os plug-ins

cd /usr/lib/mozilla-firefox/plugins

Estando neste diretório iremos criar um link para o plugin que vem dentro do java

ln -s /opt/jdk1.5.0_0 6/jre/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so

E pronto, ja podemos testar http://java.sun.com/applets/other/TumblingDuke/index.html


Bom espero que ajude ;-)

3 comentários:

Josir Gomes disse...

Muito bom bulinha, valeu pelo tutorial.
Também fiz mais sintético apenas para o JRE já que muita gente quer apenas utilizar o Java sem precisar baixar o JDK.

http://www.jsk.com.br/java-linux.html

Já inclui o seu blog no del.icio.us!
Josir

Anônimo disse...

Parabens pelo excelente tutorial. Os passos estao bem descritos e directos.

Serviu 100%.

Anônimo disse...

Muito bom seu tutorial.
Instalei no kurumin 6.0 com a versão jdk1.5.0_10 e tudo funcionou corretamente.