5 de março de 2007

Em busca da distribuição perfeita (parte 1)

Recentemente comprei uma nova máquina. Parti de um AMD Athlon XP 2400+ (IDE, AGP, FX 5200 128MB) para um AMD Athlon X2 4200+ AM2 (SATA2, PCI-X, 7900 GS DDR2 256MB), e como toda mudança, preciso reinstalar o sistema operacional (na verdade não precisaria, mas eu acidentalmente apaguei o SO antigo).

Eu já tinha idéia que uma boa parte dos aplicativos é desenvolvida pensando em arquiteturas de 32bits, ou seja, apesar de rodá-los em um processador de 64bits, provavelmente eles não aproveitam todo o potencial do processador. Em outras palavras, distribuições com pacotes binários precisam ter pacotes específicos para a arquitetura em questão (x86_64) para se ter uma resposta condizente na interface.

Não vou entrar em detalhes a respeito do uso e das facilidades de cada distribuição, uma vez que esse tipo de material tem pela rede aos montes. Então vou focar nos problemas encontrados, e na minha percepção de power user (RÁ!).

Minha jornada começou onde quase terminou a de 32bits, com o Ubuntu.

O Ubuntu instalou tudo o que pedi facilmente (usei o Automatix), mas o framebuffer ficou um lixo! O bootsplash ficou cinza e pixelado. A interface gráfica funcionou direito, sem maiores problemas, mas a resposta do sistema não ficou condizente com o upgrade de hardware. Desconfio que os pacotes não são específicos para 64bits.

Depois disso, resolvi tentar o openSuse, onde minha jornada de 32bits terminou.

Utilizei um script para agilizar a instalação de codecs e drivers no openSuse (o driver da nVidia instalado foi o dos repositórios). O framebuffer estava OK, mas a inicialização do sistema é muito lenta, e a interface gráfica não entrou. Problemas com o driver da nVidia. Instalei o driver direto do site do fabricante, mas mesmo assim continuei sem direct rendering, e o sistema não reconheceu a placa, e fiquei também sem beryl.

Atualmente estou testando o Gentoo 2006.1 para x86_64. Cheguei a instalá-lo pelo live DVD. O sistema não ficou como eu queria, mas a velocidade apresentada é muitas vezes superior às outras distros. Não testei ainda a interface gráfica com os drivers da nVidia, mas o farei em breve. Também não instalei bootsplash.

Penso em testar o Frugalware, distribição baseada no Slackware, mas que segue linha própria. Vamos ver no que dá.

Nenhum comentário: