12 de março de 2007

Frugalware Linux 0.5 - Review

Nesse final de semana testei a versão 0.5 do Frugalware Linux, uma distribuição baseada no Slackware e no Arch Linux, com versão para x86_64. O Frugalware pode ser instalado em CDs (9), em DVD, ou em USB (Net Install). Optei pela versão em DVD.

Instalação

O instalador é feito em ncurses, mas não deixa nada a desejar para o Anaconda. A instalação é bastante straight forward. Até um pouco demais, pois não há como voltar atrás. Ou seja, um erro significa recomeçar. Ponto negativo aqui.

O instalador oferece opção de escolher cada pacote a ser instalado na máquina, mas para "agilizar" o processo, optei pela instalação padrão, que vem com quase todos os pacotes do DVD. Algo em torno de 1138 pacotes.

Utilização

Depois de instalado o sistema, o início é (muito) bastante rápido (mesmo), mas não consegui entrar na interface gráfica. Por algum motivo o xorg.conf estava ajustado para usar o driver "nvidia", mas esse não veio instalado. Outro ponto negativo. Mudando para "nv" entrei no KDE sem problemas.

Além do KDE, a instalação padrão traz o Gnome, o XFCE, FVWM, e vários outros. Vale ressaltar que eu só entrei no KDE.

Outros problemas foram a falta de som, e plugins para o Firefox, mas não posso dizer que foram realmente problemas, porque não me esforcei muito para ajustá-los.

Uma curiosidade: o Frugalware vem com 11 terminais por padrão. Assim, o X11 é acessado no Ctrl+Alt+F12. Estranho, mas indiferente.

Atualização

Tive problemas para atualizar o sistema para a versão mais nova (0.6rc2). Aparentemente o processo é simples, mas o gerenciador de pacotes (pacman) apresentou dependências circulares. Não foi difícil resolvê-las, mas contei isso como um ponto negativo.

Depois de 2h baixando os pacotes novos, o sistema ficou atualizado bleeding edge. Excelente! Contudo, continuei sem conseguir instalar os drivers da nVidia. Passei pelo mesmo problema do openSuse. Só consegui acesso aos recursos da placa instalando o driver baixado do site da nVidia.

Não me arrisquei a instalar grandes coisas no sistema, mas fiquei muito satisfeito com o resultado.

Resumo

Pontos negativos: a falta de opção para rever os passos no instalador gráfico; as dependências circulares nos pacotes; o X11 ter sido configurado para um driver não instalado; e o driver da nVidia do repositório não funcionar.

Pontos positivos: o instalador gráfico simplificado; a velocidade do início de sessão, e do gerenciador de janelas; o gerenciador de arquivos (pacman) e a forma simples e rápida com que se atualiza o sistema; e os pacotes atuais e compilados para x86_64. Algumas distribuições usam pacotes compilados para 686 em arquitetura x86_64.

Conclusão

Enfim, uma grande distribuição em desenvolvimento. Provavelmente, a nova versão não terá boa parte desses erros, apresentando performance ainda melhor. Mal posso esperar pelo Frugalware 0.6.

Nenhum comentário: